sexta-feira, 19 de março de 2010

Contadores de histórias x Construtores da História

"história sf 1. Narração metódica dos acontecimentos sociais, políticos, econômicos e culturais notáveis e dignos de memória, ocorridos na vida da humanidade, de um povo ou de um Estado; 2. estudo das origens ou progressos de uma arte ou ciência; 3. narração, narrativa; 4. fam fábula, mentira; 5. pop conversa fiada. Cf historia do v historiar."

Saber história, ser história, fazer História: faz parte do ofício de ser um ser. Mas não é de qualquer forma que isso ocorre. Não basta ser, há de se existir para construir. Tal reflexão não se detém à discussão sobre estar ou não vivo - tendo-se isso como um pressuposto básico - mas, sobretudo, discorre sobre a consciência de que se vive. Consciência esta que localiza-nos no tempo e espaço como receptores de legados passados, autores de contemporaneidade e projetores do que ainda há de ser e haver - e que, possivelmente, nem desbravaremos, visto que o futuro é nosso mas não nos pertence.

É inegociável, para tanto, a condição de examinadores e conhecedores do que se foi e a de engajados nas instâncias e responsabilidades presentes. Com isso, constrói-se o não conformismo com o que de errado foi implantado e a preocupação em não estar aquém em relação aos grandiosos feitos edificados, à princípio, no histórico estático social e, pois, promovidos ao histórico dinâmico social. Desperta-se o desejo de ser homem - agente ativo e construtor - e não um ser apenas - expectador, passivo.

Há de se salientar ainda que para que ocorra tal transcendência - de história para História - faz-se necessário tornar as práticas sociais dignas de notoriedade e, portanto, merecedoras de um lugar também nas memórias que virão. Isso configura honra para quem ou o que é lembrado e também para quem tem tal oportunidade e prazer. À margem disso, o que constrói-se nada mais é que uma narrativa solta, perdida em si ou mesmo nos ares, sem importância alguma para a posteridade - talvez nem mesmo no momento em que se deu.

Escave, esmiuce, vasculhe, procure, descubra, conheça, revire, saiba a História. Veja, lembre, aconteça, crie, reinvente, acrescente, mude, seja, faça, viva a História! Não esteja alheia a ela, jamais. Caso contrário, consistirás apenas em uma sombra de algo poderia ter sido mas não o quis.
SOUZA, Daniele.